Na última sexta-feira (20) aconteceu a 2ª Conferência Municipal de Cultura no Auditório Municipal Rui Barbosa.
O encontro que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura” foi a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo Ministério da Cultura para acontecer em março de 2024 em Brasília. Essa foi a primeira vez que Ibiúna realizou a fase municipal da Conferência Nacional, sendo em que em 2022, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura para debater a criação do 1º Plano Municipal de Cultura de Ibiúna, transformado na Lei Municipal nº 2602, de 23 de março de 2023.
Os participantes puderam debater e apresentar suas propostas a partir do texto-base elaborado pelo Ministério da Cultura e Conselho Nacional de Políticas Culturais, divididos em 6 Eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultura e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
A 2ª Conferência de Cultura foi coordenada pela Divisão de Cultura e as propotas e moções formalizadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, a 2ª fase da Conferência Nacional. Nas palavras do Coordenador da Conferência e Diretor de Cultura, Prof. Lucas Almeida, “esse é um momento único para Ibiúna, que pela primeira vez está participando da Conferência Nacional. Mais uma vez estamos mostrando o espaço e a valorização da cultura ibiunenses a partir da participação popular”.
Na oportunidade foram eleitos 2 Delegados que irão representar o município de Ibiúna na Conferência Estadual, sendo eles: Samara Cheddid e Lucas Almeida e os suplentes, Juliano Rodrigues e Taywan Rocha.